Julio Nenhum comentário

Por congregar representantes da cadeia produtiva do setor de saúde, o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) é um fórum natural para discussões que objetivem, de modo amplo e abrangente, a melhoria do setor de saúde.

No trabalho Consolidação e Uso de Dados em Saúde: Visão Integrada dos Setores Público e Privado, o objetivo é definir propostas para estimular o compartilhamento eficiente de informações em saúde, criar capacidade para consolidação, análise e divulgação de dados, tanto nos setores público quanto privado, bem como de integrar dados do paciente por meio do registro eletrônico em saúde (RES).

No âmbito de trocas de informações em saúde, espera-se, com essas ações, contribuir tanto para aumentar a eficiência de gestão – estimulando os atores da saúde a melhorarem seus resultados por meio da comparação com os demais – quanto para a melhoria da alocação de recursos no sistema de saúde ao permitir o planejamento mais eficiente de todos os elos da cadeia produtiva. Além de conferir maior poder à população, ao permitir a fiscalização dos agentes da cadeia produtiva e que pacientes e indivíduos possam tomar decisões mais bem informados.

O documento propõe ainda formas de contribuir positivamente para as ações indicadas na Estratégia para e-Saúde do Brasil, buscando melhorar a troca de informações em saúde, alinhando-as com iniciativas já em andamento no setor público e estabelecendo uma organização independente de trocas de informação.

Texto produzido a partir de excertos da Introdução da publicação.