Julio Nenhum comentário

Teve início na quinta-feira, 22 de de junho, o II Congresso de Saúde Pública do MPSP – Judicialização da saúde e organização das políticas públicas, no Instituto de Radiologia do HCFMUSP. O evento, que tem o apoio do Instituto Coalizão Saúde, teve em sua abertura uma palestra magna do vice-presidente do ICOS, Giovanni Guido Cerri, que abordou o tema: “Desafios da saúde no Brasil: como enfrentar o futuro”.

WhatsApp Image 2017-06-23 at 09.56.19

Cerri fez uma apresentação sobre os objetivos e a visão do ICOS para transformar o sistema de saúde do Brasil. E, além de apresentar um diagnóstico aprofundado da estrutura do setor no país, comparando com exemplos internacionais, mostrou os caminhos e os pontos de ataque definidos pelo Instituto para tornar o sistema mais acessível e com mais qualidade para a população e mais sustentável do ponto de vista financeiro.

“Focar nos trabalhos de prevenção é fundamental. E, para isso, a educação da população é de suma importância. É preciso promover a educação para a saúde nas nossas escolas e nos ambientes de trabalho”, afirmou. “Nos conscientizarmos dos problemas, ajuda a encontrar soluções. E essas soluções só serão atingidas se todos trabalharmos juntos”, concluiu o vice-presidente do ICOS.

Cerri foi homenageado pelo Ministério Público de SP ao final de sua fala, quando recebeu uma placa. O evento também contou com o lançamento do livro do Promotor de Justiça Reynaldo Mapelli Jr, “Judicialização da Saúde: regime jurídico do SUS e intervenção na administração pública.

WhatsApp Image 2017-06-23 at 09.56.02

O Congresso, realizado nos dias 22 e 23 de junho, foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP) e também conta com as parcerias da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), do Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP (InRad), da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF) e da Editora Atheneu.

O Congresso, que contou com o entusiasmo e a participação da plateia durante todo o evento, tem como público-alvo membros e servidores do Ministério Público, membros e servidores do Poder Judiciário, membros e servidores da Defensoria Pública, gestores e profissionais de saúde, representantes do Poder Público e da sociedade civil em geral.

WhatsApp Image 2017-06-23 at 09.56.42