Julio Nenhum comentário

Foi realizado nesta quinta-feira, 24 de maio, durante a Hospitalar 2018, em São Paulo, o seminário ICOS: Coalizão Saúde Brasil, que contou com painéis sobre uso de dados em saúde e modelos de pagamento baseado em valor. No evento, também ocorreu o lançamento das publicações do Instituto Coalizão Saúde “Consolidação e Uso de Dados em Saúde: visão integrada dos setores público e privado” e “Modelos de Pagamento Baseado em Valor”.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.17

O lançamento das publicações foi conduzido pelo presidente do ICOS, Claudio Lottenberg. Falando sobre o papel da cadeia produtiva do setor na proposição e adoção de iniciativas para a área, Lottenberg reafirmou a importância da reunião dos diferentes atores e ressaltou: “somos todos do partido da saúde”. “Falo sobretudo como ser-humano. Temos que ter o desprendimento de enxergar a sociedade acima dos interesses individuais”, disse.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.18

“Abre-se a oportunidade para assumirmos desafios maiores, que a saúde do Brasil precisa, que os cidadãos necessitam e que nós, aqui de dentro, que trabalhamos por um país sério e honesto, temos todas as condições necessárias para responder, de forma adequada, a esses desafios”, completou Lottenberg, agradecendo a presença de todos.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.19 (1)

A abertura dos painéis (Consolidação e uso de dados em saúde: visão integrada do setor público e privado; Modelos de Pagamento Baseados em Valor, o que importa para o Brasil? e; Medindo Desfecho, Qualidade e Valor para Novos Modelos de Pagamento) foi realizada pelo Conselheiro do ICOS e CEO do Hospital Israelita Albert Einstein, Henrique Neves.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.19

Neves fez uma breve apresentação do Instituto para a plateia que encheu o auditório, lembrando que o ICOS permitiu que fosse superada “a fase em que cada ator se contrapunha a outro, sem uma visão conjunta”. Também destacou a defesa do SUS feita pelo Instituto, reforçando a necessidade de uma sólida parceria entre os setores público e privado.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.21

Os painéis contaram com a participação de especialistas de destaque no cenário nacional e internacional, com a presença de Nick Guldemond, da Erasmus University de Rotterdam. Ele apresentou a experiência holandesa na digitalização e uso de dados em saúde. O painel de abertura, sobre consolidação e uso de dados, foi mediado por Henrique Neves.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.56

Os dois painéis seguintes, que abordaram modelos de pagamento, foram conduzidos por Fabricio Campolina, que coordenou os trabalhos sobre o tema no ICOS. Os debates foram realizados em altíssimo nível, com questionamentos de uma atenta plateia formada por algumas das principais lideranças do setor produtivo da saúde do país.

WhatsApp Image 2018-05-25 at 08.19.57