Julio Nenhum comentário

Aconteceu sexta-feira, 13 de abril, em São Paulo, o Almoço-Debate ICOS: Cenários e perspectivas econômicas para o setor da saúde no Brasil. O evento, realizado pelo Instituto Coalizão Saúde, contou com palestra do presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, e teve as presenças de Claudio Lottenberg, presidente do ICOS, Giovanni Cerri, vice-presidente do ICOS, Leandro Fonseca, presidente da ANS, e Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa.

WhatsApp Image 2018-04-13 at 16.27.13

 

O evento também reuniu os associados do Instituto e outros líderes da cadeia produtiva do setor, além de importantes nomes das áreas de ensino e pesquisa. Em sua fala de abertura, Lottenberg falou sobre a “importância de estabilidade nos setores econômico e político para que a área de saúde possa se desenvolver de maneira adequada para a população”, além da importância da integração entre público e privado.

O presidente do ICOS ressaltou que a própria Constituição brasileira determina que os setores público e privado atuem conjuntamente pela saúde da população e ressaltou a “importância de se buscar a sustentabilidade do setor”.

WhatsApp Image 2018-04-13 at 16.27.46

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, apontou os avanços no cenário macro-econômico no recente do país, citando “a queda da inflação, da taxa de juros, e a recuperação do crescimento econômico”. Goldfajn ressaltou que é de fundamental importância que, para que o país mantenha a estabilidade, “é fundamental que sejam feitas reformas”, como a da previdência, e que se busque o ajuste fiscal.

WhatsApp Image 2018-04-13 at 16.28.04

 

Após as demais falas de abertura, feitas por Jarbas Barbosa, que defendeu a estabilidade e a previsibilidade do setor, e Leandro Fonseca, que fez um discurso pela importância da produtividade, houve um debate conduzido por Giovanni Cerri.  O vice-presidente do ICOS destacou as dificuldades enfrentadas também pelo SUS após a recessão enfrentada no país. Nesse sentido, falou da importância da recuperação do Sistema Único de Saúde para a população. Instado a falar sobre o tema por Lottenberg, Cerri defendeu a importância do uso da telemedicina como um meio para atender melhor a população, principalmente em regiões remotas, com qualidade e redução de custos.

Ao final do debate, que contou com a atenção da plateia que lotou o evento, Lottenberg agradeceu os presentes, destacou a importância do ICOS na reunião das principais lideranças do setor e anunciou o relançamento do livro “Coalizão Saúde Brasil: uma agenda para transformar o sistema de saúde”. Na ocasião, também houve o lançamento das publicações digitais “Modelos de Pagamentos Baseados em Valor” e “Consolidação e Uso de Dados – visão integrada dos setores público e privado”.

WhatsApp Image 2018-04-13 at 16.28.49