Evento reuniu lideranças do setor de saúde para celebrar a trajetória do Instituto, anunciar a nova composição dos conselhos e reforçar os compromissos com inovação, equidade e sustentabilidade.
Na última sexta-feira (27), o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) celebrou uma década de atuação em um almoço realizado no Jardim Paulistano, em São Paulo. O encontro, que antecipou a data exata de sua criação, 30 de junho, reuniu conselheiros, associados e parceiros históricos da instituição para marcar os dez anos de existência do Instituto e anunciar os integrantes do novo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo do ICOS, que estarão à frente da governança da organização no período de 2025 a 2028.
A condução do evento esteve a cargo da Diretora Executiva do ICOS, Denise Eloi, que deu as boas-vindas aos participantes em clima de celebração e reforçou o caráter plural e técnico da instituição. Denise destacou a trajetória de crescimento do Instituto, que começou com 22 organizações e atualmente conta com 40 entidades associadas, além de mencionar a chegada de novos membros: Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA), Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Instituto Ética Saúde, Roche e Vantive Healthcare.
O novo conselho foi eleito por aclamação, com base em uma chapa única que teve ampla aprovação prévia dos membros associados. A maior parte da composição foi reconduzida, com alterações pontuais de representação. A diversidade da cadeia produtiva da saúde foi preservada em todas as instâncias de governança. Confira a nova composição ao final deste texto.
Dez anos de trajetória
O Presidente do ICOS, Giovanni Guido Cerri, foi o principal porta-voz da ocasião e fez um balanço da trajetória da instituição. Em sua fala, relembrou os momentos importantes do Instituto e os nomes centrais da idealização da instituição, como Henrique Neves, Francisco Balestrin e Antônio Britto, todos presentes no evento. “Ao longo desses dez anos, sempre conseguimos congregar o setor em causas comuns. Não tivemos divergências porque o foco sempre esteve no que nos une: fortalecer o sistema de saúde brasileiro”, afirmou Cerri.
O presidente ressaltou ainda o papel do ICOS na proposição de agendas prioritárias para o setor, na interlocução com os Três Poderes e em iniciativas concretas durante momentos críticos como a pandemia de COVID-19. Destacou também a contribuição do Instituto para temas estruturantes como saúde digital, inovação, industrialização do setor e sustentabilidade da cadeia da saúde.
A Vice-presidente do ICOS, Claudia Cohn, trouxe uma fala com forte apelo emocional, relembrando momentos marcantes da história da instituição e reforçando o papel da diversidade e da responsabilidade coletiva. “Quando olhamos essa sala cheia, sentimos o compromisso que todos aqui assumem com um sistema de saúde mais justo, sustentável e inovador”, afirmou. Claudia também destacou a importância da equidade, do diálogo qualificado e da abertura à inovação como marcas do Instituto.
Autoridades do setor
Além dos dirigentes do ICOS, compuseram a mesa de falas autoridades e representantes de instituições públicas e privadas com histórico de colaboração com a entidade. Henrique Neves, Diretor Geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e um dos idealizadores do ICOS, lembrou que o Instituto nasceu da necessidade de construir uma visão comum no setor. “Sabíamos das diferenças, mas entendemos que era possível atuar juntos em temas convergentes. Essa ideia é o que nos trouxe até aqui”, disse.
A diretora-presidente interina da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Dra. Carla de Figueiredo Soares, destacou a maturidade que o setor alcançou nos últimos 25 anos e elogiou o papel do ICOS nesse processo. “Mesmo com as divergências naturais, o que se vê aqui é um esforço genuíno por convergências que fortalecem o setor e aprimoram a entrega da saúde ao cidadão”, pontuou.
Representando o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, o Dr. José Luiz Gomes do Amaral elogiou a capacidade agregadora do ICOS e sua contribuição efetiva ao debate público sobre saúde. “Medimos uma instituição pelo valor dos seus membros e pelas propostas que ela oferece à sociedade. E o ICOS cumpre esses dois critérios com excelência”, afirmou.
Ao final do encontro, os fundadores do Instituto foram homenageados e reafirmaram o compromisso coletivo que deu origem ao ICOS: trabalhar em conjunto para promover um sistema de saúde mais eficiente, equitativo e sustentável para todos os brasileiros.
Composição dos Conselhos do ICOS – Triênio 2025–2028
Conselho de Administração
Presidente: Giovanni Guido Cerri
Vice-presidente: Claudia Cohn
- César Nomura
- Fernando Silveira
- Francisco Balestrin
- Eduardo Amaro
- Renato Casarotti
- Renato Porto
- Ruy Baumer
Conselho Fiscal
- MirócIes Campo Neto
- Nelson Mussolini
- Sergio Dilamar
Conselho Consultivo
- Breno Monteiro
- Bruno Sobral
- Cibele Zanotta
- Fabrício Campolina
- Fernando Ganem
- Henrique Neves
- Lídia Abdalla
- Maurício Mendonça
- Omar Abujamra
- Paulo Chapchap
- Reginaldo Arcury
- Walker Lahmann