Julio Nenhum comentário

Quando trazemos Modelos de Pagamento Baseados em Valor para uma realidade executiva na qual muitas vezes pode haver uma desconexão com a teoria, entender, através de boas práticas, quais os principais desafios e ameaças que a transformação no modelo de pagamento poderá enfrentar é, sem dúvida, um fator importante. Deste modo, olhar para sistemas de saúde no mundo que realizaram a transformação pode ajudar e trazer uma visão que se ajuste e respeite as peculiaridades do sistema brasileiro, o que é imprescindível para o sucesso na mudança.

Dentro dessa mesma lógica, tentar entender de antemão os fatores críticos de sucesso para implementação de novos modelos no Brasil, incluindo as possíveis limitações de recursos, sejam eles humanos ou técnicos, pode ajudar a diminuir os riscos e aumentar os acertos na sua implementação.

Definir os pontos críticos que podem ser barreiras para o sucesso da transformação, assim como determinar proposições para sobrepor tais barreiras, certamente contribuirá para uma transição com maiores chances de sucesso. A importância do engajamento de todos os players da cadeia de saúde nestes pontos críticos de sucesso não pode ser subestimada. Transparência e trabalho conjunto estarão na base deste sucesso.

Pela complexidade da mudança durante esta fase de transição, é fundamental delimitar claramente quais partes da operação operam em quais modelos. Tentar coexistir os dois dentro de uma mesma operação pode ser muito pouco efetivo. Deve haver esta delimitação, seja fisicamente, por tipo de episódio de cuidado, seja por tipo de paciente.

Retirado da publicação Modelos De Pagamento Baseados Em Valor