Julio Nenhum comentário

Ocasião contou com a presença do Prefeito Dário Saadi e do Presidente do ICOS Claudio Lottenberg

Com a presença de autoridades, empresários e lideranças da saúde, o Instituto Coalizou Saúde realizou, em Campinas (SP), o almoço-debate Inovação e ESG: estratégias e visão de futuro para o desenvolvimento e crescimento econômico do setor de saúde em Campina e RMC. A ocasião também contou com investidores, formadores de opinião e a imprensa local.

Sigla formada pelos termos em inglês “environmental”, “social” e “corporate governance” (meio ambiente, social e governança corporativa), o ESG pode ser definido como uma abordagem para avaliar até que ponto uma organização trabalha em prol de objetivos relacionados à sustentabilidade, num sentido mais amplo, indo além de sua vocação natural de gerar lucro e incorporando, no próprio modelo de negócios, metas e compromissos de caráter social, ambiental e econômico.

Em torno dessa agenda, a mesa, coordenada pelo gestor médico e parceiro do ICOS, Erickson Blun, debateu as grandes estratégias para o crescimento e o desenvolvimento econômico do setor de saúde em Campinas e sua Região Metropolitana (RMC) e contou com as presenças do Prefeito Dario Saadi; do Secretário da Saúde do município, Lair Zambon; do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Rafael Andery; e da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi.

A cidade de Campinas é apontada como o maior polo de tecnologia da América Latina, estando entre as principais cidades mais inteligentes e conectadas do país. O município abriga hoje sedes das maiores empresas de tecnologia de informação do mundo, sendo o “Ecossistema de Inovação de Campinas” um dos três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação de 2022, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que teve a atuação da Inova Unicamp e do Parque Científico e Tecnológico.

“Essa troca de experiência foi muito valiosa. Quando o assunto é economia, o município de Campinas se destaca como o terceiro município paulista com maior Produto Interno Bruto (PIB) estadual e nós, do ICOS, entendemos que quanto maior a capacidade local, maior a capacidade de cooperação global”, comentou Claudio Lottenberg.