Julio Nenhum comentário

Evento de lançamento aconteceu na Faculdade de Medicina da USP com a presença de autoridades e lideranças do setor

Realizada no início de 2021, a série de webinários Diálogos Brasil-Reino Unido em Saúde Digital: Desafios e Oportunidades em Telessaúde, fruto de parceria entre o Governo Britânico, o Instituto Coalizão Saúde e o InovaHC, e com o apoio da Academia Nacional de Medicina, reuniu especialistas e lideranças do setor para uma troca de experiência entre os sistemas de saúde britânico (National Health System – NHS) e brasileiro (Sistema Único de Saúde – SUS).

Todo o conteúdo gerado nos painéis agora ganha um compilado homônimo – acrescido de análises, números e avaliações técnicas –, lançado no dia 17/03, em evento na Faculdade de Medicina da USP. A ocasião teve a presença de autoridades e lideranças da saúde, tanto na mesa quanto na plateia, com a saúde digital no centro das falas.

A mesa contou com a participação do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn; do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro; do presidente do Conselho do InRad e do InovaHC e vice-presidente do ICOS, Dr. Giovanni Guido Cerri; do Diretor de comércio no Consulado Britânico em São Paulo, Dr. Martin McCombe; e do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Tarcísio Eloy, que conduziu os trabalhos.

Ao iniciar as apresentações, Dr. Tarcísio Eloy destacou as muitas contribuições que levaram a criação da publicação, em seguida convidando os convidados a tomarem a palavra.

Dr. Giovanni Guido Cerri foi o primeiro a se pronunciar, ressaltando a importância da publicação, que marca uma “colaboração muito inspiradora” entre instituições acadêmicas brasileiras e o Governo Britânico. “Essa troca de experiência foi muito valiosa para que o Hospital das Clínicas e o InovaHC construíssem um projeto digital que hoje já tem vários pilotos, como a capacitação de Unidades de Terapia Intensiva, que está no Brasil inteiro, e a APS Digital, em Santarém [no Pará], mostrando como a saúde digital funciona e é muito importante para comunidades que têm pouco acesso à saúde”.

Em português, o britânico Martin McCombe chamou a atenção para a contribuição das ferramentas da saúde digital no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e foi além: “Elas têm também grande potencial de construir um futuro para a saúde, apoiando a redução de desafios históricos de acesso”. Entre os benefícios, McCombe citou a sustentabilidade e a redução do desperdício. “Além disso, elas [as ferramentas digitais de saúde] possibilitam um atendimento mais personalizado e centrado nos pacientes”.

Diretor de comércio no Consulado Britânico em São Paulo, Dr. Martin McCombe

O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, abordou as ações de enfrentamento da pandemia adotadas pelo estado, salientando como o movimento de congregação “volta a ter um papel importante no futuro da saúde”. Dr. Gorinchteyn ressaltou também que todas as medidas tomadas tiveram como base a ciência e os preceitos defendidos pelos especialistas e cientistas que formam a Faculdade de Medicina da USP. “E é isso que faz com que nós tenhamos passado por três grandes ondas de Covid-19 e, hoje, nós estejamos evoluindo de uma forma muito satisfatória frente a vacinação”.

O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn

Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro também abordou a condução da crise sanitária no estado paulista. “Fico extremamente feliz de ver o que o estado fez para o bem de todos nós. Eu, que tive Covid, fiquei internado por um bom tempo, sei o quanto é importante essa prevenção”. Sobre a parceria com o Governo Britânico, o Ministro afirmou que “ver uma reunião como essa é sentir, com todas as letras, que a nossa Constituição está sendo cumprida”.

Pouco antes do encerramento, a CEO do ICOS, Denise Eloi, reforçou o apoio da Academia Nacional de Medicina, do qual Dr. Giovanni Cerri também é membro, e salientou que a publicação foi resultado de uma série de contribuições de especialistas de renome no tema, num total de 23 conferencistas e 8 comentaristas.